logo-ga2oSistema de Monitoramento de Irrigação. Controla toda a necessidade de reposição de água no solo por projetos levando em consideração as características da Cultura e do Solo, com informações precisas.

GA2O – GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO

O sistema constitui em um programa que visa tecnificar e planejar a decisão de irrigação, definir metas de desempenho de suprimento de água às culturas, gasto de energia e eficiência de funcionamento dos equipamentos de irrigação. O software que faz um balanço hídrico diário de cada cultura, calculando a lamina a ser aplicada em cada equipamento de irrigação. Para tanto, leva-se em consideração o tipo de solo, característica do equipamento de irrigação, cultura e seu estádio de desenvolvimento, clima do dia e fatores operacionais da fazenda.

CALCULO DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

O calculo é feito utilizando dados climáticos (Eto), estádio de desenvolvimento da cultura(kC), frequência de molhamento(ks), e forma de molhamento(kl).

BALANÇO HÍDRICO

O software GA2O é calibrado pelo método Padrão Estufa, este método consiste em retirar amostras no solo nas camadas desejadas sendo estas secas em estufa, após 24 horas temos a umidade real do solo. Com esses dados podemos calibrar o sistema GA2O.
O calculo do balanço hídrico utiliza os dados de solo (Capacidade de campo e Ponto de Murcha) para quantificar a “CAIXA DO SOLO”, o clima diário, a irrigação e a precipitação(chuva).

BENEFÍCIOS

  • beneficiosA possibilidade de eliminar a tensiometria como diretriz de manejo e irrigação.
  • A visualização de forma gráfica da umidade do solo e diversos indices.
  • A possibilidade se planejar as irrigações de acordo com as condições de clima e visualizar de forma clara as consequências da decisão.
  • O custo do software

TOPOLOGIA DO SISTEMA

topologia
INTERFACE PRINCIPAL DO SISTEMA

sistema